3 de abril de 2013

O som no esporte

- O tema da revista já foi decidido: som.
- Oi? E isso lá rende pauta?
- Rende.
- ...

E como rende!
Várias pautas bacanas já foram discutidas em aula e estão em andamento. Estou fazendo a reportagem sobre o som no esporte com minha amiga e colega (a guria é parceria mesmo!), Juliana Bencke. A ideia inicial dizia respeito apenas ao som que podia ser observado nos estádios de futebol, 'cês sabem, aquela algazarra toda: as vaias, as palmas, a música, o apito do árbitro, os xingamentos envolvendo a doce senhora mãe do árbitro, a vuvuzela etc. 


Imagem de Michi_Beck - SXC.HU


 Na reunião de pauta, porém, a professora Karine e outros colegas sugeriram que abordar um esporte no qual o silêncio imperasse seria uma boa. 'O golfe, que 'cês também sabem, exige concentração e silêncio (Shhh!). Quem sabe seria possível traçar um paralelo entre eles?
 
Imagem de Shelly Elaine - SXC.HU


O que esses sons - ou a ausência deles - significam numa partida? Qual o impacto que exercem na concentração? Motivam? Atrapalham? Dão força? Essas são algumas das perguntas às quais tentaremos responder com a ida a uma partida de futebol e a um campo de golfe. O resultado poderá ser conferido lá no final do semestre!

Nenhum comentário: