9 de dezembro de 2011

Rubem Fonseca e a revista Senhor

Sou grande fá da obra de Rubem Fonseca. Nesta semana, lendo seu último livro, o romance José, descobri que ele já escreveu para a revista Senhor, publicando contos, os mesmos que se tornaram sucesso em todo país.

A revista Senhor foi lançada em março de 1959 no Rio de Janeiro. A publicação circulou por quase cinco anos e se destacou no campo do Jornalismo Cultural.

Foi nesta revista, em 1961, que o então “JRF” publicou seu primeiro conto: Teoria do Consumo Conspícuo.

Aqui, um trecho do conto que pode ser lido na íntegra em http://www.literal.com.br/artigos/pensamentos-imperfeitos-teoria-do-consumo-conspicuo.

Estávamos dançando abraçados, de frente, da maneira convencional. Ela não queria brincar no cordão, nem queria outra sorte de abraços, nem queria tirar a máscara. Eu gritava no meio do barulho, pedia no seu ouvido: "Tira a máscara, meu bem." Ela nada. Ou melhor, sorria, os dentes mais lindos do mundo, de bôca aberta. Eu via os molares lá no fundo. Não tinha uma cárie, tudo branco parecia dentadura de elefante.

Dançamos a noite tôda. No princípio, fiquei muito excitado. Depois, fiquei cansado somente; mas continuamos abraçados, bem apertados. Eu só via o seu queixo, que era branco e redondo e a bôca. Da bôca para cima nada. Nem os olhos a máscara deixava ver direito.

Nenhum comentário: