16 de abril de 2011

A exceção da cobertura


Está bem, não precisaria ter feito um trocadilho com o nome da revista, não é? Não soa muito original, para não dizer nada original. Ok, mesmo assim, não vou trocar. Explico por que: a palavra exceção traduz a cobertura jornalística em dias de chuva. E foi exatamente o que aconteceu na última quinta-feira. Aliás, tive de postergar a produção da minha reportagem para a nossa querida revista justamente por causa da chuva.

Pois bem, a ventania e a chuva intensa da madrugada de quinta trouxeram transtornos e prejuízos para muitos municípios da região. Para cobrir tantos lugares ao mesmo tempo, revezamos as equipes de telejornalismo da RBS TV dos Vales e, praticamente, nos multiplicamos! Tanto é que o RBS Notícias do mesmo dia exibiu reportagem sobre a enchente em seis municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari.

A SAGA

Logo após o Jornal do Almoço de quinta-feira, Álvaro e eu fomos a Venâncio Aires, que estaria debaixo d’água. Compramos um lanche no posto de conveniência mais próximo e pegamos a estrada. A administração municipal havia marcado reunião às 13 horas para anunciar que, mais tarde, assinaria o decreto de situação de emergência. Chegamos a tempo do encontro, na sede da Prefeitura. Subimos os lances de escada, depressa, entramos na sala de reuniões, apuramos as primeiras informações e...

- Deu erro! – disse Álvaro, com expressão de espanto.
- O que houve, Alvinho? – não quis acreditar...
- Deu erro na câmera. Bah, olha só: mascou a fita!
- Bah, não acredito! Não pode ser! Pegue a outra fita lá no carro!

Sim, tínhamos outra chance: a segunda fita! Continuei a conversa com a assessora de imprensa da Prefeitura, quando vejo o Álvaro retornar com a segunda fita mascada, também:

- O problema é a câmera, Fran! O Grégori já tinha avisado!
- Que falta de sorte, hein?! Não pode ser verdade! E agora? Não, não acredito que vamos ter que voltar...

É, mas era verdade, sim. Voltamos para Santa Cruz do Sul com o equipamento estragado. Para não perder mais tempo, outra equipe se deslocou ao município no mesmo instante. A situação já estava sob controle. Em alguns lugares, a água já havia baixado. Algumas estradas que dão acesso ao interior estariam interrompidas por causa da enxurrada. Ficou curioso? Quer saber mais? Acesse rbstv.com.br/dosvales.

Isso é apenas um recorte de muitos momentos dessa quinta-feira, 14 de abril. Adrenalina na veia! É isso que nos motiva e nos faz perseguir no jornalismo.

>> Claro que não pude retornar para a redação sem, ao menos, uma imagem da enchente. Na foto, o gramado do estádio Edmundo Feix, completamente alagado.

Nenhum comentário: