29 de novembro de 2010

Quando as páginas tomam forma


Por trás do processo de criação de uma revista, existe uma etapa no final que pode parecer inofensiva para muitos, mas que dá um trabalho danado: a diagramação. E por "diagramação" eu quero dizer tudo que engloba desde a concepção do projeto gráfico, passando pela edição das imagens, montagem das páginas em si e disposição do texto. Nessa jornada, contei com a ajuda da Vanessa, que agora está do outro lado do Atlântico, numa viagem de estudos do curso.

O fiel escudeiro de toda essa etapa é o InDesign, programa da Adobe que ajuda o pessoal da área editorial a dar vida às páginas desde seu predecessor, o famigerado PageMaker. Configuração das páginas, linhas-guia, alinhamento: tudo precisa estar no lugar. É impossível imaginar como esse processo existiria antes do computador. Isso nos faz lembrar das primeiras revistas que apareceram, compostas com métodos primários de montagem, mas com uma organização primorosa.


Por isso, falta de ferramenta não é desculpa. A mesma coisa acontece com a parte fotográfica. Com tanta tecnologia ao nosso dispor, é fácil apelar para o exagero. Na Exceção, estamos lutando contra esse abuso. Nossas páginas foram pensadas com todo o carinho e com a responsabilidade de quem está carregando consigo o nome do curso de Comunicação da Unisc. Quando a revista estiver nas suas mãos, lembre que, mais do que palavras e imagens, tem muito por trás dessas páginas.

Nenhum comentário: