25 de outubro de 2010

Na terra do padre Osvaldo, forte é o turismo


Padre Osvaldo, no período em que viveu em Cuba, teve em Holguín as suas lembranças de infância e adolescência. Foi nesta cidade há 780 km da capital Havana que testemunhou as suas experiências durante o regime autoritário de Fidel Castro. As dificuldades impostas pelo governo foi uma das principais causas que o levou a buscar novos horizontes. 

A província de Holguin é a quarta maior de Cuba. As montanhas da região são depósitos de níquel e cobalto que têm sido minados extensivamente. Assim, as indústrias de mineração são importantes para a produtividade e riqueza da área. As principais minas de níquel e locais de produção de vegetais estão situados em torno da cidade de Moa na costa norte, leste da cidade de Holguin.

As plantações de cana de açúcar e as hortas de frutas cítricas desempenham também um papel proeminente na economia local. Embora pequena, a indústria de pesca complementa o desempenho impressionante da província como produtora-chave na economia cubana.A costa norte tem aumentado substancialmente seu desenvolvimento nos últimos 10 a 15 anos e as praias de Guardalavaca se estabelecem agora firmemente com operadoras de viagens estrangeiras.

Em 1545 García de Holguín, sua esposa, Isabel Fernández de Sandoval e alguns seguidores fundaram o primeiro assentamento, para que os índios usavam a área. Os historiadores afirmam que García de Holguín volta ao México, onde ele possuía extensa propriedade nestas terras morrendo.

Em 1752, Holguín se torna a quarta cidade do país a obter essa condição. Naquela época, segundo Mercedes Santa Cruz, tinha 1.291 brancos e 135 escravos e 211 casas eram de construção simples e rústica, onde havia apenas uma escola público por Don Luis González de Rivera.

Em 1863 já existiam 76 fábricas, 753 campos de tabaco e centenas de zonas rurais e servidos por escravos, que mostra o crescimento de termos territoriais.Holguín tem uma posição geográfica privilegiada, tem 350 km de litoral. Tem praias bonitas e com interessantes características geográficas, tais como baías Gibara, Banes e Nipe, este último o maior de Cuba e considerado um dos maiores do mundo. O turismo é um setor que tem impulsionado a economia da região graças as belezas naturais. 


Nenhum comentário: