17 de outubro de 2010

Encanto Árabe


O tema que abordei na matéria para a Revista Exceção foi Cultura Árabe, da qual falarei um pouco aqui.

A Cultura Árabe é repleta de mistérios e magias, aromas, sabores e cores. Os hábitos são diferentes e encantadores. Quem vê alguém fumar arguilé fica curioso com o barulho da fumaça saindo da água, estranha a brasa em cima da cabeça da arguilé que contém fumo molhado e é coberta com papel alumínio. O fumo usado é importado, fabricado com essências variadas. Parece que possui uma calda de açúcar.

A fumaça, produto da queima do fumo úmido, passa pelo interior da arguilé, borbulha na água que esta no recipiente e depois é sugada para a mangueira que a leva até a boca. O aroma que é exalado lembra menta, hortelã, laranja, uva, maçã, mamão ou melancia. O cheiro não é exageradamente forte e nem enjoativo, ao contrário do cheiro da fumaça e da cinza do cigarro.

Quando todo o fumo queima a cabeça é retirada e lavada, o papel alumínio e o fumo são colocados fora. Depois começa o processo inicial novamente. Abrir o fumo com as mãos, colocar pedacinho por pedacinho na cabeça, cobrir com alumínio, furar o alumínio com um palito. Colocar a cabeça na arguilé e a brasa em cima da cabeça. Agora é só continuar a puxar pela mangueira.

Em volta da arguilé se unem familiares e amigos, geralmente entre duas e seis pessoas. Quando o número de pessoas é maior convém usar mais uma arguilé. Este é um dos encantadores costumes da Cultura Árabe que são preservados no Brasil.

Nenhum comentário: