8 de setembro de 2015

O Art Nouveau nas capas da Harper’s




Muito legal quando é possível estabelecer vínculos entre as disciplinas de um mesmo semestre, ainda que de habilitações diferentes. Enquanto na segunda-feira, em Jornalismo de Revista, contemplo as capas da Harper’s como uma grande referência na história de publicação norte-americana, na quarta-feira, em Artes Gráficas (optativa, de Publicidade e Propaganda), volto a contemplar as mesmas capas da Harper’s como uma grande referência do Art Nouveau.
O estilo, que prosperou entre 1890-1910, inicialmente surgiu como um estilo decorativo, mas depois passou a englobar arquitetura, design de mobiliário e produto, moda e artes gráficas. A qualidade visual característica do movimento é uma linha orgânica, semelhante às feições de plantas livres de raízes e da gravidade, ondulando energicamente ou fluindo com graça. Gavinhas, flores (como a rosa e o lírio), pássaros (particularmente pavões) e a forma humana feminina eram temas frequentes nas obras desse estilo.
Art Nouveau significa “Nova Arte”. Apesar das características gerais em comum, o estilo apresentou marcas específicas em cada país. Outras revistas que também são influenciadas pelo movimento são The Studio, Scribner’s e Century. Essas informações foram retiradas por mim do livro História do Design Gráfico, de P. B. Meggs e A. W. Purvis, e apresentadas como resultado de pesquisa, sob a orientação do professor Rudinei Kopp.

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