1 de abril de 2012

Revista Brasileiros e Piauí

Olá galera! Aproveito o espaço do blog, para deixar novamente o registro da entrevista  de José Hamilton Ribeiro. Agora ele menciona duas revistas que considera ‘parecido’, com o que a revista Realidade fez.
Boa leitura!

José Hamilton Ribeiro: “Realidade foi um produto de várias circunstâncias históricas que se congregaram que se ajuntaram num determinado momento, num determinado espaço e numa determinada realidade. Essas circunstâncias históricas, elas não existem mais. Então a Realidade foi um produto de um momento que não se repetiu mais, não vai se repetir mais. O fundamento desse momento foi a grande mudança que os anos sessenta fizeram no mundo.

Foi o século dos Beatles, da pílula, da mulher, do jovem, das manifestações estudantis, da reação contra  a guerra do Vietnã, enfim foi o momento no mundo que aconteceu muita coisa, da mudança de comportamento. E a Realidade no Brasil teve condições  de não só trazer pra cá essa mudança que tava acontecendo no mundo ou de certa forma fazer com que ela se refletisse  na realidade brasileira. Fazer também que aquele clima de mudança, aquela efervescência também acontecesse aqui. De fato e de certa forma Realidade fez isso.

Não só refletiu com influencio tendências no Brasil de tal forma que o Millôr Fernades quando se referia a moçada daquela época, chamava a “geração realidade”. Agora essas circunstâncias não se repetem mais, não tem nesse momento. Mas como a Realidade era uma revista de reportagem e revista mensal, tem duas no Brasil hoje que de certa forma usam aquela fórmula.

Que são a revista Brasileiros e a revista Piauí., e uma delas tem certa aproximação com Realidade e a outra tem outro tipo de aproximação , mas de qualquer maneira essas revistas estão ai e eu torço pra sobrevivam, mas não podemos dizer ainda que elas estão alterando o preço do dólar."

Nenhum comentário: