25 de novembro de 2011

Os doodles da Exceção

Uma das principais características visuais da Exceção é a sua constante mudança de Logo. A mudança não ocorre por não encontrarmos a identidade visual certa, mas porque cada nova edição é uma nova exceção - com o perdão da redundância. Podemos chamar os diferentes logos de "doodles" da Exceção. Para quem não conhece, doodle é o nome dado aos logotipos comemorativos do Google, aqueles muitas vezes interativos, responsáveis por homenagear datas, fatos e personalidades. Se o projeto gráfico como um todo recebe novos elementos, novas ideias e interpretações, porque não levar isso ao logotipo da revista também?

É por isso que trabalhamos e discutimos várias ideias ao longo do semestre. Foi criado um logo temporário que ficou de forma definitiva no blog. Agora as propostas finais foram apresentadas. Em conjunto, a turma que ficou responsável pela produção da revista terá que escolher uma das opções. Todos seguem o padrão mais clean que queremos dar a essa nova edição. Da mesma forma, a capa da revista também está tomando forma.

O que podemos adiantar é que, como um todo, a 6ª edição da Exceção trabalha forte a ideia de aliar o texto à imagem, de forma que eles se complementem e não que um se sobreponha ao outro. O uso de brancos e a disposição das colunas também facilita o fluxo de leitura pelas páginas. Durante toda a edição, tentamos usar o mínimo possível de efeitos de photoshop e valorizar a fotografia em sua essência. Essa é a Exceção que produzimos. Essa é a Exceção que, em alguns dias, estará em nossas mãos.

Logotipo da 1ª edição, em 2006
Logo da edição de 2007







Logotipo da edição de 2009 - toda a capa funcionava como um grande Doodle

Logotipo da edição de 2008






Logo da 5ª edição, em 2010

Nenhum comentário: