31 de agosto de 2015

A Zine dos Omi

  
Viralizou nas redes sociais e ganhou projeção na mídia nacional uma iniciativa bem-humorada de três mulheres: a fanpage Zine dos Omi. A página no Facebook faz referência às capas de revistas femininas tradicionais, questionando o machismo. Na apresentação do perfil, a pergunta já sugere a provocação: “Editora Zine dos Omi: se você não diria isso ao homem, por que diria à mulher?”.
Segundo as autoras, o objetivo é causar “o estranhamento, a sensação de algo forçado, ridículo e exagerado, em uma crítica direta às revistas femininas”. Tem uma entrevista delas divulgada em O Globo. Para quem, como eu, adorava fazer os testes da Capricho na pré-adolescência, a experiência de lucidez é muito válida. E se, como leitores já é interessante refletir sobre o tema, imagina para futuros repórteres, editores...

30 de agosto de 2015

Vamos refletir

Penso que a revista é o meio de comunicação que melhor dialoga com a atual fase do jornalismo.  Mas que fase seria essa, você pode estar se questionando. A partir da leitura do artigo "O jornalismo especializado na sociedade da informação", da jornalista Ana Carolina de Araújo Abiahy, percebi que a resposta está, entre outras coisas, na união - ou falta de - entre a qualidade da produção informativa e do avanço tecnológico. E a qualidade da informação, com certeza, passa principalmente pela qualidade da formação dos futuros profissionais. Essa análise é muito bem elaborada no texto de Ana Carolina.
Para refletir mais, clique aqui e confira o artigo na íntegra.

24 de agosto de 2015

Começou!

Mais um semestre se iniciou e, com ele, mais uma edição da revista Exceção está sendo produzida.

Se você ainda não conhece a publicação, pode conferir tudo no Acervo A4 do Curso de Comunicação Social da UNISC.

Para dar uma olhadinha e ficar por dentro da história da Exceção, basta acessar o link
http://hipermidia.unisc.br/acervoa4/publi/excecao/

Vá em frente e aprecie sem moderação as publicações.

Você também pode participar da construção da revista, nos enviando fotos! É bem fácil, veja só:


E aí, te pilhou? Então vai lá e registra a tua Exceção!

23 de agosto de 2015

A fé tem poder de cura?

Os caminhos que nos levam ao êxito numa reportagem são, sim, tortuosos e, muitas vezes, alcançar o
E você, acredita no poder da oração?
Foto: Divulgação
fim desejado exige uma pitada de desapego das convicções 
pessoais. Compreender questões relacionadas à religiosidade, para mim, parece ainda mais desafiador. Mas, afinal, não são os desafios que nos movem? Pois bem, é com um olho na fé e outro na ciência que inicio a elaboração de uma das matérias que irá compor a Exceção deste ano.
Antes mesmo de a linha editorial da próxima edição da revista ser definida nos primeiros debates em sala de aula, uma questão já me intrigava: a fé tem poder de cura? O bate-papo com o professor/editor-chefe, bem como com os colegas/repórteres, fez surgir outras sub-questões ligadas à pergunta norteadora: qual o posicionamento da medicina acerca do tema? Será que, nos dias atuais, a ciência está mais "aberta" a discutir a influência da religiosidade no tratamento de pacientes? E o efeito placebo? É com estas dúvidas em mente, e com sede de esclarecimentos, que uma reportagem bacana, penso, desenha-se. Aguardem!!!

22 de agosto de 2015

Nova revista está em debate

Propostas para a revista Exceção deste semestre estão em debate. Desde o início de agosto até dezembro, serão 11 (iniciantes) cabeças pensantes sob a coordenação da unica mente madura, o professor, Ricardo Düren.
A Exceção promete ser como o nome já diz: algo fenomenal, fora do comum. Você é uma Exceção? Conhece uma Exceção? Já arregaçamos as mangas. Dada a largada para uma proposta de revista marcante e inesquecível para a turma, o professor e para você que temos a certeza que irá nos acompanhar.

Vamos, juntos, até dezembro.

Beijo,
Dani Lemes