30 de novembro de 2011

A hora da correção

Todos os repórteres já enviaram suas matérias, as fotos, créditos e todas as informações necessárias. Os textos já estão quase todos diagramados. Está tudo certo, não? NÃO!

Estamos no momento da correção. Eu e a Débora dividimos as reportagens entre nós (metade para cada uma) e vamos fazendo as correções. Às vezes um erro ortográfico ficou para trás, às vezes há uma vírgula sobrando (ou faltando), há ainda detalhes como a forma de escrever numerais, as horas, os metros, os quilos...

Estamos fazendo uma revisão criteriosa de todos os textos para que a Exceção chegue o mais perfeita possível para os leitores.

Então, com licença, tenho mais uns cinco textos para revisar!

28 de novembro de 2011

A nossa capa

O diretor de arte da Exceção, Fred Carlos, explica em vídeo como está o processo de produção da capa da revista. Já dá para adiantar que o resultado está ficando muito bom. Aguarde!

25 de novembro de 2011

Os doodles da Exceção

Uma das principais características visuais da Exceção é a sua constante mudança de Logo. A mudança não ocorre por não encontrarmos a identidade visual certa, mas porque cada nova edição é uma nova exceção - com o perdão da redundância. Podemos chamar os diferentes logos de "doodles" da Exceção. Para quem não conhece, doodle é o nome dado aos logotipos comemorativos do Google, aqueles muitas vezes interativos, responsáveis por homenagear datas, fatos e personalidades. Se o projeto gráfico como um todo recebe novos elementos, novas ideias e interpretações, porque não levar isso ao logotipo da revista também?

É por isso que trabalhamos e discutimos várias ideias ao longo do semestre. Foi criado um logo temporário que ficou de forma definitiva no blog. Agora as propostas finais foram apresentadas. Em conjunto, a turma que ficou responsável pela produção da revista terá que escolher uma das opções. Todos seguem o padrão mais clean que queremos dar a essa nova edição. Da mesma forma, a capa da revista também está tomando forma.

O que podemos adiantar é que, como um todo, a 6ª edição da Exceção trabalha forte a ideia de aliar o texto à imagem, de forma que eles se complementem e não que um se sobreponha ao outro. O uso de brancos e a disposição das colunas também facilita o fluxo de leitura pelas páginas. Durante toda a edição, tentamos usar o mínimo possível de efeitos de photoshop e valorizar a fotografia em sua essência. Essa é a Exceção que produzimos. Essa é a Exceção que, em alguns dias, estará em nossas mãos.

Logotipo da 1ª edição, em 2006
Logo da edição de 2007







Logotipo da edição de 2009 - toda a capa funcionava como um grande Doodle

Logotipo da edição de 2008






Logo da 5ª edição, em 2010

Reta final


Estamos na reta final da Exceção. Hora dos ajustes finais, dos últimos acertos, e de focar nos detalhes. Um detalhe muito importante é aquele que ilustra a matéria, que complementa a informação: a imagem.

Na última terça-feira, 22/11, produzi as fotos das minhas fontes. A ideia era reproduzir o acontecimento que me chamou a atenção ao pornto de escolher como pauta para a Exceção.

A seção fotográfica foi muito divertida, as minhas fontes aproveitaram para relembrar os momentos importantes de suas vidas, divertiram a mim e ao pessoal do lab de foto que estava dando uma grande assistência, rolou, além das risadas, até declarações de amor. Óh, que lindo!

Grandes emoções, fizeram que as fotos ficassem pra lá de bonitas. Até gostaria de divulgar todas, mas, prefiro mostrar apenas uma (que não entrega tanto a pauta e as fontes) e fazer um suspense e deixá-los na expectativa, acreditem, valerá a pena!

Vem uma capa bacana ai


Depois de alguns encontros e desencontros, ontem à tarde, a capa da 6ª edição da Revista Exceção começou a tomar forma.

Eu, o colega Renan Silva (foto), a editora Ana Cláudia e o Frederico Carlos, com o auxílio da Luana Backes, do laboratório de fotografia, tiramos fotos bacanérrimas para a capa da revista. O pior desafio vem agora, escolher entre tantas fotos boa, qual será a capa!

24 de novembro de 2011

Ansiedade

Faltando apenas alguns dias para a nossa revista estar pronta, é de se esperar que sim, a nossa ansiedade comece a aumentar.

Fico imaginando o que as pessoas vão sentir, vão achar, e se vão gostar da nossa revista. Se os textos em que trabalhamos com tanto empenho vão ser entendidos, se vão tocar o coração, ou a consciência das pessoas. Se a diagramação feita com tanta dedicação vai ser apreciada como merece.

Ainda faltam algus detalhes para resolvermos da revista e algumas coisas ainda a serem feitas. Mas, mesmo assim, não consigo deixar de ansiar pelo momento em que ela vai estar impressa e linda nas minhas mãos, e com aquele cheiro de conhecimento recém saído do forno.

A busca por ilustradores

Durante a produção da Exceção, nós tivemos alguns problemas com a falta de ilustradores. Aqueles já conhecidos no curso e que frequentemente colaboram com a Exceção e o Unicom estavam muito ocupados e não teriam como nos ajudar.

Não encontramos ninguém dentro do curso que fizesse as ilustrações que precisávamos. E tínhamos um trabalho bem extenso de ilustração que fazíamos questão de botar em prática.

A solução? Encontramos, lá no curso de Engenharia Elétrica, um rapaz que aceitou o desafio. E o resultado vocês poderão ver em breve.

A propósito: se você tem talento para desenhar, acuse-se. Tanto a Exceção quanto o Unicom sempre precisam de ilustradores.

23 de novembro de 2011

Fase final, por Ana Claudia Schuh

O processo produtivo da revista Exceção está chegando ao fim. Com as matérias prontas é hora de colocar o conteúdo nas páginas e acertar os últimos detalhes da diagramação: fazer legenda, linha de apoio e revisar insistentemente o material. Para contar como está sendo um pouco dessa correria, segue abaixo um vídeo da nossa editora Ana Claudia Schuh.

A arte de fazer uma revista

Não existe magia alguma na produção de uma revista-laboratório como a Exceção. O que existe - e muito - é suor, empenho, noites em claro trabalhando e horas investidas em cada página. No caso dessa sexta edição que estamos em processo de conclusão, o desafio é ainda maior considerando-se que as 92 páginas que em breve estarão em suas mãos foram trabalhadas exaustivamente por apenas 10 alunos e um professor. E digo 10 porque embora a turma tenha apenas 9 alunos, contamos com a colaboração da Viviane Herrmann na direção de arte da revista ao lado do Fred Carlos.

Lembro de quando fiz o Unicom e de todo o trabalho que tivemos na produção dos jornais. Além de repórter, tanto no Unicom quanto na Exceção, desempenho também a função de diagramador. E amigos, acreditem, diagramar duas edições do Unicom - edições estas que venceram o 24º Set Universitário - foi muito mais simples do que cuidar de uma única edição da revista. É claro que o número de páginas influencia. Mas a impressão que tenho é de que é bem mais do que isso. A dificuldade não está apenas na quantidade de trabalho. Ela está, principalmente, na pressão.

Produzir essa revista é uma arte que exige paciência, dinamismo, versatilidade. É não cansar de revisar e reescrever um texto; é produzir novas fotografias mesmo quando acredita-se que não há mais necessidade; é contar com parceiros que tornam nosso trabalho mais fácil, mais simples, mais prazeroso. É reportagem que te faz chorar, matérias que te metem medo, histórias que arrancam gargalhadas. Uma mistura de sentimentos distribuídas em 92 páginas. É visualizar cenários descritos, imaginar-se em meio a guerras, sentir o que o personagem de cada história sentiu. É gozar em frente às páginas, no sentido mais puro e singelo que a palavra possa exprimir. É discutir, discordar, debater, propor alternativas, encontrar soluções. No fim das contas, produzir uma revista não passa de uma grande suruba.

22 de novembro de 2011

Na expectativa pela próxima Exceção

Ainda em processo, a Exceção tem gerado muita expectativa na turma de Jornalismo de Revista. Estão todos pilhados para revisar as matérias, fotos, capa, detalhes pendentes. Superar os desafios que essa prática impõe. Mas os demais colegas do curso de comunicação também estão ansiosos. Vanessa Costa, Mauricio Beskow e Lindiara Hagemann revelam o que esperam para a próxima Exceção. Ouça!

18 de novembro de 2011

Revista Ágora

Passeando por alguns sites, e vendo como andam os trabalhos de jornalismo de revista de colegas de outras universidades, econtrei a revista Ágora, a Revista Laboratório do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Newton Paiva, de Minas Gerais.



Achei a edição produzida no 1º semestre de 2011 muito bacana, com algumas ressalvas. Algumas pautas são muito boas, e outras nem tanto. Gostei muito, em especial, da reportagem "Como nos velhos tempos". Achei o texto e a pauta bacana, e a digramação me agradou muito mesmo.

Acho que vale à pena, tanto para os meus colegas da disciplina, quanto para os leitores do blog, dar uma folheada na revista. Mas já adianto, quando a nossa edição da Exceção ficar pronta, vai superar todas as expectativas, e ninguém vai querer saber de outra revista...

;)

14 de novembro de 2011

Hora da revisão

A segunda-feira começou movimentada na aula de Jornalismo de Revista. Com as reportagens praticamente concluídas, chegou a hora de revisar os textos que vão dar forma a revista Exceção.

Este é o momento de corrigir erros, acertar uma ou outra frase e dar os retoques finais no texto. A meta é deixar as matérias gostosas de ler, sem erros de gramática ou pontuação.

Ao todo, temos 11 reportagens aptas para a revisão. Um momento considerado chave da produção da revista que em breve estará pronta.

9 de novembro de 2011

O preço de uma verdade


Na última aula assistimos o filme O preço de uma verdade dirigido por Billy Ray. A história do filme, baseado em fatos reais, se passa na redação de uma revista tradicional de Washington, a The New Republic e conta o que um jornalista é capaz de fazer para obter o sucesso profissional, tão desejado. Uma instigante história que nos fez refletir, a partir da ação do jornalista e principal personagem do enredo, Stephen Glass (Hayden Christensen), o quão preparados estamos para assumir essa profissão que dia após dia, nos coloca em prova de fogo, entre a ética e o furo, entre a pauta e a fonte. Pudemos também debater sobre as atitudes do jovem jornalista e de seus colegas, assim como o papel do editor, bastante importante no contexto do filme. Pra nós, estudantes de jornalismo, foi muito bom assistir o filme e debater sobre ele, principalmente por estarmos no processo de construção da revista Exceção, mas certamente quem não for do ramo jornalístico também poderá gostar muito do filme, pela história envolvente e cativante e pelos bons atores.
Agora já sabe qual filme assistir no próximo feriado né?!

8 de novembro de 2011

Aniversário da Revista piauí

No mês passado, a Revista piauí comemorou o aniversário de 5 anos.
Apesar da data já ter passado, o vídeo de comemoração e a capa da edição especial de aniversário ainda interessam, e muito.




Apreciem sem moderação!

3 de novembro de 2011

Um fato que pode mudar o rumo da minha reportagem

Na última semana o Renan Silva me mostrou o projeto gráfico da Exceção. Algumas reportagens já estavam prontinhas, com fotos e tudo! Preciso deixar registrado aqui o quão orgulhosa fiquei de estar fazendo parte desta edição e principalmente de estar tendo a oportunidade de trabalhar com esta galera, que está animadíssima e se esforçando para que tenhamos uma revista com bom conteúdo e uma ótima aparência.
Bom, a minha reportagem estava pronta, já tinha enviado o texto para correção, já havia selecionado algumas fotos e recebi uma notícia na última semana que pode mudar o rumo das coisas e até mesmo o foco da minha matéria: minha fonte foi internada no hospital, concluiu uma bateria de exames, encontrou um doador no Brasil, e marcou a cirurgia para o dia 15 de novembro. Em meio a tudo isto, mais uma notícia relevante: a família não tem condições financeiras suficientes para cobrir tratamento e passagens áreas do doador.
E agora? É aí que eu resolvi sair da figura de repórter, e fazer alguma coisa! Se tornou impossível não abraçar a causa. Fiz um pequeno texto contando a história da garota e ha poucos minutos atrás enviei para o meu cunhado, que trabalha em uma fumageira, para que ele repassasse o e-mail para seus colegas. Ela precisa de doações, e alguém precisava fazer alguma coisa.
Amigos, colegas e professores, se alguém se interessa em ajudar, avisa! Eu posso encaminhar o e-mail para vocês também!
Enfim, o jornalismo tem destas coisas, conhecemos histórias e em certos momentos é impossível não nos comovermos com a realidade alheia.
Bom trabalho à todos galera, estamos na reta final! ;D