25 de outubro de 2010

Rádioweb Exceção - Entrevista com Padre Osvaldo

Na terra do padre Osvaldo, forte é o turismo


Padre Osvaldo, no período em que viveu em Cuba, teve em Holguín as suas lembranças de infância e adolescência. Foi nesta cidade há 780 km da capital Havana que testemunhou as suas experiências durante o regime autoritário de Fidel Castro. As dificuldades impostas pelo governo foi uma das principais causas que o levou a buscar novos horizontes. 

A província de Holguin é a quarta maior de Cuba. As montanhas da região são depósitos de níquel e cobalto que têm sido minados extensivamente. Assim, as indústrias de mineração são importantes para a produtividade e riqueza da área. As principais minas de níquel e locais de produção de vegetais estão situados em torno da cidade de Moa na costa norte, leste da cidade de Holguin.

As plantações de cana de açúcar e as hortas de frutas cítricas desempenham também um papel proeminente na economia local. Embora pequena, a indústria de pesca complementa o desempenho impressionante da província como produtora-chave na economia cubana.A costa norte tem aumentado substancialmente seu desenvolvimento nos últimos 10 a 15 anos e as praias de Guardalavaca se estabelecem agora firmemente com operadoras de viagens estrangeiras.

Em 1545 García de Holguín, sua esposa, Isabel Fernández de Sandoval e alguns seguidores fundaram o primeiro assentamento, para que os índios usavam a área. Os historiadores afirmam que García de Holguín volta ao México, onde ele possuía extensa propriedade nestas terras morrendo.

Em 1752, Holguín se torna a quarta cidade do país a obter essa condição. Naquela época, segundo Mercedes Santa Cruz, tinha 1.291 brancos e 135 escravos e 211 casas eram de construção simples e rústica, onde havia apenas uma escola público por Don Luis González de Rivera.

Em 1863 já existiam 76 fábricas, 753 campos de tabaco e centenas de zonas rurais e servidos por escravos, que mostra o crescimento de termos territoriais.Holguín tem uma posição geográfica privilegiada, tem 350 km de litoral. Tem praias bonitas e com interessantes características geográficas, tais como baías Gibara, Banes e Nipe, este último o maior de Cuba e considerado um dos maiores do mundo. O turismo é um setor que tem impulsionado a economia da região graças as belezas naturais. 


17 de outubro de 2010

Encanto Árabe


O tema que abordei na matéria para a Revista Exceção foi Cultura Árabe, da qual falarei um pouco aqui.

A Cultura Árabe é repleta de mistérios e magias, aromas, sabores e cores. Os hábitos são diferentes e encantadores. Quem vê alguém fumar arguilé fica curioso com o barulho da fumaça saindo da água, estranha a brasa em cima da cabeça da arguilé que contém fumo molhado e é coberta com papel alumínio. O fumo usado é importado, fabricado com essências variadas. Parece que possui uma calda de açúcar.

A fumaça, produto da queima do fumo úmido, passa pelo interior da arguilé, borbulha na água que esta no recipiente e depois é sugada para a mangueira que a leva até a boca. O aroma que é exalado lembra menta, hortelã, laranja, uva, maçã, mamão ou melancia. O cheiro não é exageradamente forte e nem enjoativo, ao contrário do cheiro da fumaça e da cinza do cigarro.

Quando todo o fumo queima a cabeça é retirada e lavada, o papel alumínio e o fumo são colocados fora. Depois começa o processo inicial novamente. Abrir o fumo com as mãos, colocar pedacinho por pedacinho na cabeça, cobrir com alumínio, furar o alumínio com um palito. Colocar a cabeça na arguilé e a brasa em cima da cabeça. Agora é só continuar a puxar pela mangueira.

Em volta da arguilé se unem familiares e amigos, geralmente entre duas e seis pessoas. Quando o número de pessoas é maior convém usar mais uma arguilé. Este é um dos encantadores costumes da Cultura Árabe que são preservados no Brasil.

14 de outubro de 2010

Uma história e tanto...


Minha pauta para a revista exceção é um pouco diferente do meu cotidiano. Diferente de fazer uma pauta sobre a vida de alguém ou sobre um lugar. Minha pauta é sobre uma ave exótica, “o avestruz”.

Recebi a missão de conhecer e falar um pouco sobre esta ave, o que para mim seria tudo uma surpresa, pois não tinha noção de nada.

Em um sábado à tarde, minhã irmã e eu seguimos em direção a Rio Pardinho, interior de Santa Cruz do Sul para a granja na propriedade de Dirce Eulean. No local existem 20 avestruzes.

Na medida que a entrevista acontecia, íamos conhecendo não só detalhes sobre a criação de avestruzes que existe no interior do município, mas a história de mulher de 36 anos, casada e mãe de dois filhos. Uma mulher que, quando pequena, corria pelos campos da propriedade da família em Rio Pardinho e, quando adolescente, foi morar na Alemanha, onde conheceu o marido e casou-se em Nova York. O mais curioso disso tudo é que, atualmente, ela reside em Rio Pardinho com a família, onde é responsável pela criação de avestruzes não somente dela, mas de outros criadores. É ela, que realiza sozinha desde o armazenamento dos ovos até o processo de comercialização da carne e dos produtos. Sem falar que auxilia no corte e no abate das aves.

Fiquei impressionada com tudo e confesso que a experiência da tarde que passei em Rio Pardinho foi gratificante.

Confira a matéria na Revista exceção.

Moda: Peças em material exótico ganham destaque


Criatividade e bom gosto são alguns dos requisitos que acompanham as novidades no gênero do vestuário, bolsas e acessórios. E quando o assunto é moda, acessórios e peças feitas em material exótico ganham destaque e nunca saem de moda, podendo ser usadas em qualquer ocasião. Os couros mais pedidos são de cobra, avestruz e jacaré.

As peles exóticas possuem características naturais e diferenciações na textura e na estrutura que acabam revelando detalhes que embelezam. As peças de couro de avestruz, por exemplo, devido a forma como são arrancadas as penas, possuem um aspecto diferente dos demais, podendo tornar-se uma peça única.

Outro setor que está investindo em material exótico, é o automotivo para forração de bancos de motos e carros.
Confira na edição da Revista Exceção curiosidades relacionadas com o avestruz , e descubra que essa ave "vale ouro!

7 de outubro de 2010

Teleweb da Exceção - Ed. 2

Eis que nasce a segunda edição do Teleweb da Exceção. Como a Emilin havia adiantado no início da semana, ele tem como tema a seguinte pergunta: em que você é exceção?

Confira o que o pessoal da Unisc respondeu:

6 de outubro de 2010

Como fazer para se tornar padre?

A pauta sobre o padre Osvaldo, que nasceu em Cuba, viveu por muitos anos na República Dominicana e hoje está no Brasil, me deixou com curiosidades sobre o ofício e como se tornar um padre. Uma vida que é cheia de exceções, como o celibato, por exemplo. 

Um padre (do latim páter ou pátris, que significa "pai" ou "chefe da família") refere-se a um clérigo católico do sexo masculino que recebeu o sacramento da Ordem. É também chamado de presbítero. Hierarquicamente, está acima dos diáconos e abaixo dos bispos. O termo podia se referir ainda, no passado, aos autores gregos e latinos dos seis primeiros séculos do Cristianismo.

Pode, também, executar, entre outros atos de fé, a consagração do pão e do vinho na Liturgia Católica, conhecido por missa no ocidente. O padre na Igreja Católica é responsável por uma paróquia, onde preside a Sagrada Eucaristia, bem como atende à confissão, aconselhamentos e outros. É um homem que doou sua vida à serviço do Evangelho e vive para servir a Deus e aos leigos por meio da evangelização.


Na Igreja latina atual os requisitos mínimos para que um fiel se torne padre são os seguintes: 
1) que tenha a idade de pelo menos 25 anos; 
2) que seja do sexo masculino; 
3) que tenha cursado teologia em alguma faculdade autorizada pelo bispo e, na maioria dos casos, também filosofia; 
4) que tenha sido ordenado diácono; 
5) que seja solteiro e assim deseje permanecer por toda a vida.

Os padres católicos, especialmente os de rito ocidental, ao serem ordenados (consagrados), adotam um estilo de vida celibatário, que compreende a proibição do casamento e portanto, de uma esposa. O celibato já existia como opção na Igreja Católica desde o ano 300 d.C, porém só se tornou obrigatório durante o Concílio de Trento, realizado entre 1545-1563. Todo padre católico pode ser, a partir da idade de 35 anos e pelo menos cinco anos de ordenação presbiteral, nomeado bispo. Isso, porém, ocorre com uma minoria, escolhida, na atual disciplina da Igreja, pelo bispo de Roma.

Após as reformas litúrgicas do Concílio Vaticano II, o papa Paulo VI extinguiu as quatro Ordens Menores e o subdiaconato. Pelas Cartas Apostólicas Ministeria Quædam, de 15 de agosto de 1972, o Papa Paulo VI manteve o leitorato e o acolitato como ministérios da Igreja Latina, podendo ser concedidos a leigos e sendo obrigatórios aos candidatos ao diaconato e ao presbiterado. Com a denominação de apenas Ordem, ficaram os graus de: diaconato, presbiterado e episcopado.

Este sacramento chama-se Ordem, porque coloca os que o recebem numa ordem diferente da dos fiéis, designando um estado permanente de ministros da Igreja, chamado Ordem Clerical, distinto de outro estado, chamado Ordem Leiga. A Ordem Sacerdotal (do latim Ordo, dinis: boa disposição das coisas) é um dos sete sacramentos do catolicismo que confere o poder e a graça de exercer funções e ministérios eclesiásticos que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e de o desempenhar santamente. 

Em virtude do Batismo e da Confirmação, todos os fiéis participam do sacerdócio de Jesus Cristo. Mas os que recebem o sacramento da Ordem têm, além disso, o sacerdócio ministerial ou hierárquico, que se diferencia do sacerdócio comum dos fiéis "essencialmente e não apenas em grau" (Lumen Gentium, 10). A principal observação a ser feita é que aquele que se dedica à vida religiosa abdica de certas coisas para exercer uma missão de grande importância e que traz recompensas como fazer o bem ao próximo.

5 de outubro de 2010

Teaser de lançamento


Na noite desta terça-feira, mais especificamente durante a XV Seacom, a Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da Unisc, foi exibido o teaser da próxima edição da Exceção.

O vídeo é uma homenagem às edições anteriores da revista, dando vida às capas dos três primeiros números lançados, e marca a apresentação oficial do slogan "Se você não lê revista, você vai abrir uma Exceção".




Teaser Exceção XV Seacom from Revista Exceção on Vimeo.

3 de outubro de 2010

Em que você é Exceção?


Na última aula, Willian e eu saímos na Unisc à procura de pessoas que respondessem essa pergunta para o nosso teleweb. Alguns tinham a resposta na ponta da língua. Mas a maioria precisava pensar para responder. Para não perder o entrevistado, usávamos o mesmo argumento: "Sempre tem alguma coisa que você faz ou não faz que é diferente dos demais". E assim fazíamos uma espécie de entrevista com a pessoa até descobrir.

Conseguimos várias respostas, entre as mais peculiares estão: não gostar de chocolate, coca-cola e café. Não comer chocolate parece impossível para mim. Já de coca-cola e café, eu também não gosto. Mas uma coisa é certa: todos somos exceção em algo.

Eu, por exemplo, odeio dormir. É uma perda de tempo.

Em breve o teleweb vai estar aqui no blog e você poderá conferir. Até lá, responde aí: em que você é exceção?

1 de outubro de 2010

O que esperar de um "terapeuta espiritual"?

A minha pauta surgiu de uma curiosidade: como vive uma cartomante? Como é o dia-a-da, enxerga o seu futuro, joga cartas para si mesmo? Fui atrás disso. No entanto, não sei se é da natureza ou faz parte do ser-se futurólogoa, ou outro gênero, mas elas se manifestaram desconfiadas e  escaparam das minhas entrevistas, de formas diferentes. 

Eis que minha colega de Exceção e de trabalho me diz: "Tem um cara lá em Candelária que faz um monte de coisas espirituais, e dizem que ele é bem bom". Isso quem disse foi a Luana Rodrigues. Eu, já desesperada atrás de um case, aceitei na hora. Entrei com contato, marquei data e hora com o "terapeuta espiritual", como ele prefere ser denominado.

No dia 24 de setembro, eu, Luana e a "cinegrafista" Ana Paula Andrade fomos até Candelária. No caminho, prospectamos como seria a visita e aconteceram uma série de coisas no caminho - inclusive não saber para onde ir. Veja como foi a ida para a casa do "Balaio" - nome do case - no vídeo abaixo. Por ora, é só isso que saberão dele. Na sequência dou mais algumas pistas.