1 de setembro de 2014

O desafio de fazer diferente

Com o aumento do número de profissionais na área da comunicação é indispensável os novos membros terem algum diferencial. Esse diferencial geralmente é a capacidade dos mesmos de trabalharem em multiplataforma ou multimídia que nada mais é a capacidade de se ter um linguajar próprio para internet, material impresso, rádio, revista e outros.


O maior desafio é produzir algo diferente para cada um dos meios, por exemplo não se coloca no material virtual tudo o que está no impresso mais se complementa com vídeos, galeria de fotos e áudio (que não deve ser o mesmo que vai para a rádio) o profissional que domina esse tipo de trabalho é o mais procurado atualmente pelas empresas de comunicação.

Mais e se o conteúdo for de uma revista? Neste caso fica mais complexo o trabalho de se trabalhar uma multiplataforma, pois a matéria dentro de uma revista tende ser mais aprofundada e ceias de aspectos, a maioria tende publicar o mesmo material que está nas bancas sem acrescentar vídeos ou fotos. Algumas inserem infográficos e matérias especiais.


Todavia a multimídia está começando a se tornar mais forte e presente, mesmo em veículos mais conservadores. É exceção agora quem faz diferente dos demais, tanto nos veículos de comunicação como na questão dos profissionais, contudo esse fazer diferente só é possível com o resgate das raízes daquilo que já está posto por outros, com o âmbito de crescer dentro das novas mídias.

Confira o vídeo sobre jornalismo multimídia.



Nenhum comentário: