29 de maio de 2012

Novidade!

Pessoal, depois de alguns pedidos, a Biblioteca Central da Unisc vai ter a assinatura da revista Piauí!
Bacana! Uma revista de qualidade agora disponível para todos.

Abaixo a foto da capa do mês de maio.

28 de maio de 2012

Reescrever e editar

Acredito que todos sejam muito apegados a seus textos e, por algum motivo, não gostam de reescrevê-los. Lembro que li, em algum momento, que a própria Clarice Lispector não gostava de trabalhar novamente em cima de uma antiga obra. Quando ela terminava, passava adiante e partia para outra.

De certa forma, é essa a sensação. Quando lemos o que escrevemos, invariavelmente encontramos pontos que, gostaríamos, fossem diferentes. Mas reescrever também é editar. É manter o que é bom e retirar o que é ruim. É o desafio de sermos críticos com os nossos próprios trabalhos.

27 de maio de 2012

Mais solta

Após atender as sugestões dos colegas, do Ricardo e do professor Demétrio, reenviei minha pauta para a análise da Dani. Procurei levar a apresentação do artista de rua que, entre outras coisas, segura carros e dá muitos berros, mais solta, sem muita formalidade, entretanto, sem esquecer detalhes. Agora buscamos encaixar o texto com as inúmeras fotos que fiz, e penso, tenham boa qualidade Já remeti também o texto para a Vivi ir pensando quanto a diagramação e as fotos entrego na segunda durante a aula. E assim vai diminuindo o tempo para a entrega deste material que me deixa curioso para o resultado, eis que é uma experiência inédita. Aproveito para postar uma foto do "forçudo" e seus berros

25 de maio de 2012

Para pensar

É turma, o prazo para nossas matérias está chegando ao fim, depois de quase um semestre todo pensando, estudando revistas e planejando a nossa Exceção. Estive ouvindo, novamente, o programa produzido pelo colega Lucão, com a entrevista com o fundador da Piauí, João Moreira Salles. Quem ainda não ouviu, por favor, não perca a oportunidade. Da reunião de pauta ao prazo para a entrega das matérias, é possível fazer uma relação com o processo de experimentação que estamos vivendo. Da mesma forma, a discussão em torno do livro "Os últimos soldados da Guerra Fria", de Fernando Morais, reforça o trabalho do semestre quanto à apuração e as escolhas narrativas. Tudo tem um propósito e, mesmo nós estudantes e alguns já profissionais em veículos de comunicação, não nos damos conta das opções que fazemos. Pensem nisso! 

E semana que vem é a hora das matérias saírem do forno! Tem cheirinho de coisa boa no ar!  

Sexto Programa da Revista Exceção

Beleza galerinha.
Tá na mão mais um programa da Revista Exceção. É só curtir lá na RádioA4.

23 de maio de 2012

Reclamar, desanimar, ou ir a luta e encarar a vida para ser um campeão?

Baseada na minhareportagem para a Exceção e fã de qualquer atividade ligada aesporte, levanto a seguinte questão? Até onde podemos nos deixarlevar pelo sedentarismo, pelo desânimo, a desculpa do 'não tenhotempo' para me movimentar é a mais frequente. Mas ninguém imagina obem, tanto a saúde mental como física, que qualquer atividadefísica pode nos causar. E a reportagem na Exceção mostrará quenão há limitações para que encontramos a alegria, a superação,a saúde, no esporte.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística – IBGE, existem no Brasil 24,6 milhões depessoas com algum tipo de deficiência, o que equivale a 14,5% dapopulação. Esses números acima tendem a aumentar, pois a cada mêscerca de 10 mil pessoas adquirem algum tipo de deficiência. Apesarda deficiência, muitas dessas pessoas não trazem a tristeza por suacondição mais sim a garra e a determinação de vencer pois, quandoestão praticando esportes os deficientes físicos dizem apenas umacoisa: que serão campeões, nas pistas, campos, quadras, eprincipalmente na vida. Então, vamos continuar reclamando da vida ouvamos seguir o exemplo desses campeões?


Sei que o tempo éprecioso e por isso mesmo, peço que assistam o vídeo abaixo. Vale apena. O vídeo é do programa SuperAção e conta a história docampeão Luiz Medina, o 'Kaike' do esporte paralímpico. Kaike nasceucom deficiência múltipla, sua vida é marcada por uma comoventetrajetória de lutas e vitórias, de personalidade simples e com umhumor pra lá de sarrista, Kaike prova que querer é poder, “viva avida plenamente”, é o recado do atleta. É atleta, escritor, éacima de tudo, um campeão da vida.

http://youtu.be/8XiItR2S5as

22 de maio de 2012


Queridos colegas, resolvi fazer uma enquete e gostaria que todos vocês participassem. A pergunta é: você teria coragem de saltar de paraquedas ou de paraglider?





Você teria coragem?

Este vídeo é de uma das minhas fontes da matéria, e através deste, o jovem paraquedista Gabriel Drescher retratou como é feito o salto de paraquedas em queda livre.




Congresso Internacional CULT de Jornalismo Cultural

Na próxima semana em São Paulo, acontece o evento de jornalismo realizado pela revista Cult.
Destaco aqui nesse post a presença de grandes ilustres internacionais como Gay Talese, Claire Denis, Thomas Ostermeier, entre outros. Vale lembrar que Gay Telese é um ícone do Jornalismo Literário.

O evento será realizado entre os dias 28 e 31 deste mês na TUCA, em São Paulo.
Cá entre nós, os ingressos não são ‘baratos’, mas vale a divulgação!

Mais informações:
http://www.espacorevistacult.com.br/cursos-descricao.php?curso=67&sessao=1

21 de maio de 2012

Entrevista com Fernando Morais

Assim como a Jaque, venho contribuir sobre o livro "Os últimos soldados da Guerra Fria" de Fernando Morais.

Em pesquisa na internet encontrei o site Companhia das letras com uma entrevista com o autor sobre o processo de pesquisa e produção do livro. Vanessa SchulerMarcadores

Quinto Programa da revista Exceção para Rádio A4

Bom dia pessoal, aí está mais um de nossos programas. O Número 5. É só curtir lá na RádioA4. Clica aí.

Blog com novo visual

Demorou, mas enfim o blog ganhou um novo visual. Ele agora está de acordo com o logotipo elaborado pela Elizandra Ferreira. O layout ficou mais clean, mais limpo. Pessoalmente, gostei da leveza das cores. E vocês, curtiram?

Aproveito o post para falar da minha matéria para a Exceção. Na última aula aconteceu a leitura para a turma e fiquei bastante satisfeito com a reação. Algumas coisas serão modificadas, outras mantidas e, no final, acredito que haverá uma história bastante legal. Adianto que fiquei encarregado de fazer um diário. Uma tarefa que pode parecer simples, mas que foi bastante complicada. Contudo, muito proveitosa.

20 de maio de 2012

Fernando Morais e os últimos soldados infiltrados por Cuba

Eis aí um vídeo extraído do YouTube, em que Fernando Morais conta um pouco mais sobre a escrita de "Os últimos soldados da Guerra Fria". Não tenho certeza, mas imagino que entre os dedos ele tenha um dos muitos charutos cubanos adquiridos em suas cerca de 20 viagens de apuração para a obra. Vale a pena ver, principalmente por se tratar de uma obra literária com jornalismo na veia. Quem sabe nos ajuda a apurar ainda mais nossos textos para a Exceção.

Revista Proa

Pessoal!

Essa semana recebi de um amigo da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), um exemplar da Revista Proa uma revista de jornalismo literário.

A revista foi elaborada por trabalhados produzidos pelos alunos do Curso de Comunicação Social da UFSM, na disciplina de Jornalismo Literário.
Os textos presentes na revista foram desenvolvidos no decorrer dos anos de 2009 e 2010 para a primeira edição e trabalham com o jornalismo literário, ou seja, com a proposta de humanizar o relato jornalístico.
Proa foi lançada esse mês, na Feira do Livro de Santa Maria e distribuída gratuitamente para a região e público interessado.

Já li algumas reportagens, resenhas. E confesso: a revista é ótima e com conteúdo rico em detalhes. Lendo as reportagens, que contam detalhes, cheiros, sentimentos, estas me incentivam para aprimorar ainda mais a reportagem que escrevo para Exceção.

Assim que estiver finalizada a revista Exceção, ficarei responsável de enviar um exemplar ou mais para o pessoal da UFSM.
Capa da primeira edição

Quem quiser um exemplar para ler e conhecer melhor o trabalho desenvolvidos por eles, envie um e-mail para proanarrativa@gmail.com

16 de maio de 2012

Miro faz balaios

No domingo de Dia das Mães estive novamente com o personagem da matéria na próxima Revista Exceção. Confesso que todas as vezes que o procuro fico pensando no quanto sou privilegiada, em todos os sentidos. Apesar de ser um homem humilde, que mal aprendeu as letras do nome, seu Miro é um homem esperto, atento ao que acontece ao seu redor. Ele faz balaios, é um artesão.
Olha o seu Miro aí:

14 de maio de 2012

Aniversário do 7º BIB


Disciplina e perfeita sincronia tomam o pátio do quartel de Santa Cruz do Sul, a cada formatura. Eu e a colega Carolina Junqueira estivemos por lá para presenciar mais uma formatura. Desta vez, em comemoração ao aniversário do batalhão. Confira:


O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) de Santa Cruz do Sul comemorou seus 170 anos nesta segunda, 14. A solenidade aconteceu nas dependências do quartel, com mais uma formatura (evento simbólico realizado com certa frequência pelo exército para representar determinada data e evolução).

Na ocasião, foi entregue diplomas Mérito Gomes Carneiro a pessoas que prestaram serviços relevantes à unidade. Além disso, ex-integrantes do 7º BIB e do 8º BIMtz (8º Batalhão de Infantaria Motorizado) desfilaram em homenagem a data. Estiverem presentes militares e civis de Santa Cruz e região.

O 7º BIB é comandado pelo tenente-coronel Álvaro Duarte de Oliveira Júnior, que assumiu a função no fim de 2011, possui aproximadamente 800 integrantes e presta serviços diversos à comunidade. O 7º Batalhão recebe recrutas de Santa Cruz, Sinimbu, Venâncio Aires, Vale do Sol, Vera Cruz e Herveiras.
Integrantes do 7º BIB 
ex-integrantes do 7º BIB e do 8º BIMtz (8º Batalhão de Infantaria Motorizado)




História
Confira o resumo histórico no site do 7º BIB 

Concurso do logo repercutindo


O concurso para a criação do novo logo na nossa Exceção está repercutindo fora da Unisc. A nossa vencedora, Elizandra Ferreira, trabalha no setor de Arte e Criação do Jornal Arauto, em Vera Cruz. A participação dela no nosso concurso, e também no Correria II, no último sábado, estampam o blog do jornal. No Correria, a Eliz fez parte da equipe Quenianos, vencedora do evento, junto com a Pati, também da Criação da Arauto. Olhem aí:















Quer saber mais? Então acessem o ArautoBlog

11 de maio de 2012

Quarto Programa da Exceção para Rádio A4

Pessoal, está aí o Programa Exceção de número 4. Participação de Poliana Pasa, Vanessa Kanemberg, Henrique Scherer, Viviane Moura e Demétrio Soster.

10 de maio de 2012

Exceção tem novo logo!

A Revista Exceção, produzida pelos alunos da disciplina Jornalismo de Revista, realizou um concurso e já tem um novo logotipo. A vencedora foi a acadêmica Elizandra Ferreira, 21 anos, do 5º semestre do curso de Produção em Mídia Audiovisual.

Muitos alunos do curso de Comunicação Social participaram, o que constituiu uma grande integração entre as habilitações. As ideias que concorreram, embora não estampem a próxima edição da revista, serão guardadas para uma possível utilização no futuro.

Obrigado pela participação, pessoal. A colaboração de todos é muito importante para o enriquecimento da publicação.

Foto: Jaqueline Gomes

9 de maio de 2012

Desde cedo, a vida não parecia fácil

Olmírio da Silva vem de uma família simples, de nove irmãos – cinco homens e quatro mulheres. Todos tiveram a oportunidade de estudar, mas Miro nunca conseguiu aprender. Ficou na escola, no interior, por cinco anos. “Mas eu saí no mesmo ano que entrei. Saí burro igual“, lamenta. Foi depois de idade que conseguiu aprender a rabiscar o nome. “Mas quando estou com a cabeça muito cheia não consigo”, reclama.

Olmírio, ou o Miro dos balaios, é meu personagem nesta edição da Revista Exceção. Já estive com ele por mais de uma vez e confesso: o cenário em torno dele me impressiona.

8 de maio de 2012

O Casarão

Dos quase cinco mil habitantes que moram em Monte Alverne, interior de Santa Cruz do Sul, poucos sabem da fantástica história que se esconde por trás das paredes do casarão mais antigo da localidade. Também não imaginam que o desencadear deste drama iniciou na França quando o ano 1936 já estava pela metade. Preparem-se para atravessar esse portão, enferrujado pela ação do tempo, e conhecer todos os fatos que se escondem no interior dessa casa. Aguardem a próxima edição da Revista Exceção!




7 de maio de 2012

Dica

Pessoal. Mais uma sugestão de leitura. O professor e escritor Felipe Pena, um mestre na comunicação, conhecido em nossa área pelo livro “Teoria do Jornalismo”, lançado pela Editora Contexto, 2005, lança na semana que vem seu próximo livro “ No jornalismo não há fibrose”, pela Editora Cassará.

No livro, Pena reúne onze ensaios sobre a profissão de jornalista, 'critérios editoriais' e faz uma reflexão da grande parte da mídia.

Assim, como em outros livros do autor que foram de grande ajuda para nós estudantes de jornalismo, esse sem dúvida será mais um!

Boa leitura!

O máximo

Leitores, tremei. A próxima edição da revista Exceção vai falar sobre esportes. Incluindo aquele que é o mais importante esporte DO MUNDO.

Bocha. Nada pode ser maior.

Terceiro programa da revista Exceção para RádioA4

Ta na mão o terceiro programa da Revista Exceção para RádioA4. Neste programa a entrevista com João Moreira Salles, fundador da revista Piauí.

Segundo programa da Exceção para Rádio A4







Galera, esse segundo programa eu faço um parâmetro entre a tranquilidade de estar com a matéria pronta e por outro lado ainda nem ter começado. Participação de Adriano Elwanger

Matérial entregue

Cumpri mais uma etapa da minha reportagem ao enviar o material para a Dani. Destaco em um histórico e fotolegendas o trabalho de um artista de rua que leva e ganha a vida fazendo apresentações pelo Brasil inteiro. Ele chama-se Rei do Aço, e quem tiver curiosidade, pode acessar o Youtube e ver algumas imagens. Eu somente fotografei e fiz a entrevista com ele, por isso não disponibilizo vídeo, até porque já me "virei nos 30", hahahahahaaha. Fica agora a expectativa da análise a ser feita pelos editores.Um abraço a todos.

6 de maio de 2012

Mais de 15 dias na estrada

Os personagens da minha reportagem estão se aventurando pela América do Sul. A viagem que vai chegando ao seu final reserva muitas histórias e belíssimas paisagens de encantar os olhos registradas na Argentina, Chile e Peru. Abaixo um registro dos aventureiros Felipe e Gilmar nos salares de Atacama.