2 de setembro de 2010

Tem revista em Vacaria

Dias atrás, já havia falado a alguns amigos do curso que Vacaria agora tem revista. Temos citado várias publicações, exemplificando o que é feito aqui no Brasil e também no exterior. Agora resolvi trazer um pouco sobre algo próximo e que tem características bem inovadoras para sua região de abrangência: os Campos de Cima da Serra. Jornais e rádios já existem há um bom tempo. Revista, pelo menos para mim, é novidade.

Confesso que quando ouvi falar da Altos da Serra, não fiquei muito entusiasmado. Logo pensei: "Vem aí mais uma publicação aos moldes do que já foi feito e não deu certo". Mas veio a surpresa quando tive a oportunidade de tê-la nas mãos. Pela capa, minha reação foi de espanto. A primeira edição tinha um papel brilhoso, de alta qualidade e uma bela foto de capa. Com a legenda "A lenda das gineteadas", minha curiosidade aumentou e então comecei a folhear. Fiquei mais impressionado ainda com o bom conteúdo.

Uma das matérias traçava o perfil de Volmir de Paula, um dos maiores ginetes da cidade, outra com um vacariano que toca na banda Pata de Elefante e ainda uma entrevista com uma carioca, que já morou na Europa e adotou o interior de Vacaria para viver. Pautas realmente interessantes e nunca antes pensadas pela imprensa local.

O investimento em reportagens é o grande trunfo para que ela faça sucesso. Além disso, profissionais de diversas áreas são convidados e contribuem como articulistas. O projeto gráfico também mereceu atenção especial e privilegia o trabalho fotográfico de um dos proprietários, o fotógrafo Vinícus Todeschini. Quem também desenvolveu o projeto foi Diogo Tesch. A segunda edição já saiu e também segue o bom padrão de qualidade. Dessa forma, descobri que a periodicidade é trimestral. Como o custo de produção é elevado, são muitas páginas dedicadas à publicidade. O jornalista Rodrigo Bedin de Oliveira é responsável pela produção editorial. Os dois tem atividades paralelas, mas tem a revista como um filho e desejam cuidá-lo da melhor forma possível. Com os prazos estendidos para a produção, eles tem condições de primar pela qualidade, o que diferencia o produto e que também conquista leitores, como eu.

2 comentários:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Bela sacada, João. Leva a revista na próxima aula para que possamos vê-la.

Willian disse...

Realmente apenas a capa já serve para impressionar. Parece ser uma revista interessante. Se der leva na aula. :D