30 de março de 2009

Um tal primo Giuseppe

Cada família tem um segredo, seja ele qual for...isso é fato. Descobrir que se tem parentesco com os personagens que deram vida à história do filme "O Quatrilho" é bem assustador. Lembro-me bem, era uma tarde de domingo "à moda antiga" na casa de minha avó. Tudo arrumado na enorme mesa da varanda, o macarrão, os temperos, o queijo, o vinho e a família super reunida.

Conversas vão, conversas vêm, uma neta (eu né, quem mais teria a cara de pau?)puxa o assunto do tal do "Quatrilho". Os mais velhos desconversam, tentam fugir do interrogatório...A situação começou a ficar chata, mas ela insistiu: "Eram nossos parentes?". Os olhos dos que sabiam da história realmente foram tomados pela raiva, mas mesmo assim responderam: "Sim, era o tal do primo Giuseppe". A guria ficou insatisfeita com a resposta e prometeu pesquisar.

Repórter, digamos, por natureza, ela buscou uma historiadora de Gramado. Bem original, Marília Daros contestou o romance de José Clemente Pozenato. Muitas das histórias narradas pelo seu informante, um dos descendentes, entraram no ramo da ficção pura.

Buscou, buscou e...encontrou o tal primo Giuseppe. O fujão "malandro" de "O Quatrilho". A certidão de óbito de José Dal Ri (aportuguesado) foi localizada em Pinhal Grande, município distante uns 50 quilômetros de Sobradinho. Consta que ele morreu no 4º Distrito de Jacuhy, hoje Ibarama. Local onde está concentrada a maioria dos "Dal Ri" no Estado. Essa pequena cidade de uns 5 mil habitantes fica a 9 quilômetros de Sobradinho.

Nas margens do Rio Jacuí, uma pequena casa de madeira foi a moradia do casal "banido" da sociedade da época. Lá permanceram por tempo indeterminado...a família até que tentou ajudar, mas Carolina era tão relaxada quanto "um porco", segundo narrado pelos parentes. Então foram abandonados...se separaram, provavelmente após a morte de Giuseppe, que foi enterrado onde é hoje o alague da barragem Dona Francisca.

Ps 1: O Quatrilho foi o 2º filme brasileiro indicado ao Oscar (que história de família né?)...

Ps 2: Aos curiosos, esperem a Revista Exceção para conhecer o "todo" dessa reportagem.

Nenhum comentário: